500g de fécula de mandioca ou polvilho doce
1 colher (sobremesa) rasa de sal
30g de manteiga (1 colher e 1/2)
110mL de óleo milho/canola
550mL de leite integral
5 ovos pequenos
440g de queijo minas padrão ralado (ralo fino) OU queijo colonial
220g de queijo parmesão ralado (pode ser a peça ralada ou de pacote)
Utensílios: batedeira, de preferência, planetária.
Grau de dificuldade: não é difícil, é trabalhosa, mas requer força bruta! Explicações mais tarde.
Modo: peneire todos os secos (polvilho azedo, fécula e o sal). Principalmente o polvilho azedo, havia vários grânulos duros no meio, e na fécula alguns flocos estranhos. Reserve.
Misture todos os líquidos (leite e óleo),a manteiga e deixe ferver. Após, acrescente está mistura aos secos vagarosamente e mexa.
Para bater, pode ser manualmente com uma colher/garfo (vai estar bem quente) ou na batedeira planetária. É uma massa pesada! Bem pesada, diga-se. Continue batendo até esfriar! Deve ficar bem uniforme, macia e sedosa. A melhor comparação é com massa de biscuit. Eu bati no master em duas metades, porque rende bastante.
Quando ficar morna, ou seja, consegue colocar a mão sem se queimar. Agora é hora de acrescentar os ovos. Parece que eles não serão absorvidos, mas vão. Com calma e paciência (sempre), coloque um por um, misturando sempre. Em seguida, os queijos. Parece muito queijo, mas a massa aguenta e absorve tudo.
A massa fica pegajosa quando pronta, então, para fazer as bolinhas é preciso passar óleo nas mãos. Unte a assadeira, distribua as bolinhas, leve ao forno médio (pré-aquecido em 180°C) por 25-30 minutos. Rende +ou- 60 pães de queijo com medida da palma da mão. Eu fiz recheadinho com quadradinhos de queijo, sem comentários...
Receita divina, recebida pela minha amiga Ana Paula Uliana, experiente em pães de queijo!!! Obrigada Ana!!
Quanto rende??? Essas duas formas ai... A segunda forma eu fiz os pãezinhos de queijo recheado!!