Pudim de Leite Condensado Cremoso



Faça primeiro a calda:
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1/2 xícara de água quente


Colocar o açúcar direto na fôrma do pudim e leve ao fogo baixo, mexendo até ficar moreninho (cuidado para não se queimar!!! Use luvas térmicas!). Não saia de perto do fogão nem por um segundo, pois, se bobear, queima e amarga (e aí você tem que jogar tudo fora, deixar a fôrma de molho um tempão para desgrudar, etc, etc...). Se quiser pode fazer a calda na panela também, sem problemas... é que eu sou prática rs
Após ficar com cor de caramelo e todos os cristais do açúcar terem se desfeito,coloque a água de uma vez, com cuidado, porque pode espirrar. Deixe ferver devagarinho até engrossar o suficiente. Quando você tirar do fogo, o caramelo tem que estar bem encorpado (é o ponto certo para que ele não se misture todo com a massa do pudim depois, ok?).


Pudim:

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 medida da lata acima de leite de vaca
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 3 ovos


Bater tudo no liquidificador e despejar sobre a fôrma caramelada.
Levar ao forno 180 graus em banho-maria, ou em panela específica para pudim, por, mais ou menos, 40 minutos a 1 hora. Dica: sele bem a fôrma com papel alumínio para evitar que qualquer vapor do banho-maria entre no seu pudim.
Para saber se está bom, enfie uma faquinha afiada no centro do pudim. Se sair "melada", ainda não está bom. Se sair limpinha, já está pronto.
Para quem ainda não tem, vale a pena investir na panela de banho maria para pudim. Você assa seu pudim na boca do fogão, economiza gás e e vai muito mais rápido rs E dura a vida toooda... rsrsrs


Beijos a todos e espero que gostem da receita!!


Eu sempre fiz aquela receita tradicional sem o creme de leite e com uma colherzinha de maisena para encorpar mais rápido... mas pode confiar, esta receita não precisa da maisena por cousa do creme de leite. Fica muito cremoso, super docinho e macio.

Um comentário: